Jaciara, de Turismo de Aventura ao Ecoturismo

De acordo com as inscrições rupestres encontrada na região do “Vale Perdido” (propriedade privada e nos dias atuais fechada para visitação -2020) juntamente com rochas paleozoicas do grupo Arquidauana (que o tempo expôs aos olhos nus) mostram que o passado histórico do local é muito mais antigo do que a nossa chegada na região. Mas os primeiros povos conhecidos foram os indígenas do Povo Bororós que apenas em 1877 que chegaram os primeiros colonizadores no local, mas apenas em 1947, empresários adquiriram terras do Governo para ocupar a região e em 1953 foi criado o distrito de Jaciara pertencente a Cuiabá e em 1958, o distrito tornou-se município.

Complexo Da Cachoeira da Fumaça
Complexo Da Cachoeira da Fumaça

O nome se dá origem do texto de “Vitória Régia” contido na obra literária “Lenda da índia Jaciara, a Senhora da Lua” do escritor Humberto de Campos. E aproveitando o contexto indígena tem o “circuito Cânion das Índias” que é um atrativo baseado nas histórias místicas dos povos indígenas da região. Neste circuito de 8km vai revelando os mistérios contos místicos e segredos do passado que a natureza escondeu a tempos atrás, como lugares intocáveis antes pelo homem, rochas que nos revelam o passado e cachoeiras inesquecíveis.

Trilha do Cânion das Índias
Trilha do Cânion das Índias

Mas o município ainda nos presenteia as atividades de turismo de aventura como rafting, e descidas de rapel em várias cachoeiras e paredões localizados dentro de áreas privadas, bem como: o complexo da Cachoeira da Fumaça, que no local apresenta mais de 5 cachoeiras, a cachoeira da Mulata todos menos de 10km da cidade.

Cachoeira da Mulata
Cachoeira da Mulata

O município de Jaciara tem muito mais que apresentar ainda para todos nós amantes da natureza, e aguardar que os proprietários das terras se interessam a nos mostrar um pouco mais do que está escondido no meio das matas ciliares e vales.

Complexo da Cachoeira da Fumaça
                                                                                                                               Complexo da Cachoeira da Fumaça 
Cidade de Areia em miniatura
Cidade de Areia em miniatura
Leia Mais...
Cânion das índias: De mistérios ao paraíso perdido
Qual experiência que devo escolher: Vivência Indígena ou Circuito das cachoeiras
Serras Gerais um paraíso a ser descoberto.
Galeria de imagens de Cânion das Índias
Vila Bela Santíssima Trindade, inspiração de grandes aventuras!

CNP AGENCIA DE TURISMO E EXPEDIÇÕES

AV. GENERAL MELLO, 2374
Cuiaba - MT
(65) 99947-1930