Serras Gerais: De Cachoeiras a Cânions Encantado

Saindo de Palmas pela parte da manhã e partindo para o município de Almas que está localizado cerca de 250km da capital. Chegamos na casa do Sr. Davi e da sua esposa Antonia onde iremos passar o restante do dia, a casa já fica na parte debaixo de uma pequena serra, escondido entre as matas, com animais domésticos misturados com animais “selvagens”, a ausência da energia elétrica, sinal de celular dá um charme exótico e aquele pensamento “estou de férias”, mesmo que queira cair na tentação de abrir mensagens, e-mails na tentativa de resolver algum problema, está total fora de cogitação.

Assim, pegamos uma trilha de 5km (ida e volta) para visitarmos duas cachoeiras, trilhas bem tranquilas e leve, apto para todas as idades e pessoas, exceto para quem precisa de acessibilidade, que infelizmente falta em toda a região. Nesta trilha no meio de mata alta e baixa, no retorno para a sede chegamos até vê uma previa do pôr do sol, que não conseguimos ver em nenhum dia do passeio por conta ser tempo das “águas”.

Ao estar finalizando a trilha escutamos uma queda d’agua e no meio da mata surgiu o encontro da água com as rochas formando um poço para banho e descendo mais um pouco vimos a grandiosidade da cachoeira do Urubu Rei (o nome da cachoeira é devido a um urubu que mora no topo da mesma que infelizmente não estava em casa quando visitamos), com quase seus 80 metros de altura, com uma cachoeira perdida no meio da mata, e com uma temperatura totalmente agradável ali passamos algumas horas da nossa tarde, antes de retornar a trilha e conhecer a cachoeira da Cortina.

A Cachoeira da Cortina bem próximo da Urubu Rei bem parecida na sua magnitude com um poço para banho rodeada das rochas que ao passar dos anos caíram por ali, conseguimos observar também as marcas das águas que deixam nas rochas nas fortes chuvas. Ali passamos mais um tempo antes de voltar a sede.

Na sede do sitio do Sr. Davi e da sua esposa passamos a noite em um dos quartos simples mais limpo e agradável, sem o ar condicionado ou ventilador alias nem precisaria pois com a vinda da noite a temperatura cai bastante, até procurando uns cobertores para esquentar da noite fria.

Ali mesmo fizemos as nossas refeições do dia, feitas no fogão a lenha com prato do dia a dia, com tempero impecável e a fome da trilha nos deu, quase deixamos os anfitriões sem ter o que comer. O jantar acompanhado por uma boa conversa dos anfitriões que deixa nos escapar várias histórias de outros grupos e situações do cotidiano do local, onde vários animais passam pelo local, como porcos do mato, lobo e onças fazem parte desta lista.

No dia seguinte, fomos para fazenda ao lado do Sr. Jurandir, lá o seu filho Juracy estava nos aguardando e fizemos a trilha do Cânion Encantando com os seus 6km de trilha sendo que uns 700 metros é pura descida, neste percurso há cordas que nos dá apoio tanto para descer e para subir também, que aliás facilitou e muito (nesta parte da trilha estará sendo colocado madeiras para fazer uma escadaria que irá ajudar muito a acessibilidade até a trilha da parte de baixo).

Durante todo percurso da trilha de baixo é feito ao redor de um riacho onde passamos algumas vezes de um lado para outro, dando a oportunidade de se refrescar. Ao fim da trilha deparamos com uma bela visão de paredões mais aberto e deixando os nossos pertences no local seguimos o guia local rodeando uma rocha gigante que não sei como foi parar ali, se deparamos com duas cachoeiras, nos cantos de dois paredões que se encontram sem deixar oportunidade para onde ir, além de entrar na água ou retornar para área aberta.

Segundo o guia aquele cúbico de espaço tem o dono, melhor uma dona a Celeste, que por acaso não estava ali, pelo menos não avistamos, a Celeste é uma Sucuri que mora no local deste quando era pequenina. Não sei gostamos ou não que ela não estivesse em casa, mas se tivesse seria show do mesmo jeito!

Já retornando para o local de início da trilha o guia saiu da trilha e nos mostrou uma abertura de uma gruta escondida pelas matas e entrando lá dentro nos deparamos com uma das maravilhas do Mundo, pois, realmente é muito lindo, uma cachoeira com uma queda de quase 90 metros com uma pequena abertura para o lado de fora, onde as andorinhas fazem de entrada e saída para os seus voos arrasantes, palavras que falta descrever aquele local é imenso! O nome da cachoeira é Cachoeira do Paraíso, realmente um verdadeiro paraíso.