Vivência Indígena em Campo Novo do Parecis

A Experiência da Vivência Indígena

A vivência indígena é uma experiência nas aldeias indígenas de Campo Novo do Parecis, possibilitando o turista a vivenciar um dia de índio. O roteiro são de 01 a 04 dias inteiros de atividades começando pela exótica Aldeia Wazare, onde assim que desce do carro os indígenas te recebem com cantos e danças de boas-vindas, alegres e simpáticos convidando a participarem da dança e do canto e nos ensinando um trecho da música, que no qual, demora dias para sair da mente “Dongorore Dore Dare  Dongore Dore Dare...” que segundo o Cacique Rony significa é uma invocação aos espíritos para que haja um explosão de felicidade.

O turista é convidado a dar uma volta na aldeia, e participar das atividades culturais como pintura corporal, aprendendo o significado de cada pintura, nos demonstra a preparação das comidas mais típica a Tapioca de mandioca que na língua indígena é “biju”, praticar arco e flecha, banho de rio, jogar o Jikunahaty “futebol de cabeça” jogo que só é praticada pelos os homens, e os jogadores não podem usar os pés.

E a submersão na cultura indígena não para por aqui, o visitante tem a oportunidade de escolher de acampar na aldeia, com direito a fogueira, céu estrelado e muitas histórias míticas contadas pelo Cacique Rony, que acaba sendo o auge da vivência, além de acordar junto com o cantar dos pássaros.

Nos dias seguintes outras aldeias são destino do roteiro, a aldeia Quatro Cachoeiras, Salto da Mulher e Aldeia Salto Utiariti. Sendo que a primeira é chefiada uns dos Caciques mais antigos da etnia, o Cacique Narciso a Aldeia Quatro Cachoeiras que possui cerca de 102 indígenas, umas das aldeias mais populosa do município. E a apreciação de mais algumas atividades culturais são expostas novamente. Mas, a melhor parte da aldeia e ficar ouvindo as crianças a falarem na língua materna e tomar banho de rio junto com eles. Na árvore que denominamos de “pé de menino”, as crianças sobem até o topo e pulam no rio, a sensação e estarmos voltando ao tempo de infância.

As atividades do roteiro não param por aí, saindo da Aldeia Quatro Cachoeiras seguimos à frente para Aldeia Utiariti para apreciarmos umas das cachoeiras mais exuberante do Estado de Mato Grosso, o Salto Utiariti. São 98 metros de queda livre, formado pelas águas do Rio Papagaio, com que possui um grande volume d’água, onde os participantes têm a oportunidade de praticar o rapel que acaba sendo uma experiência incrível.

Segundo os indígenas o Salto Utiariti tem um significado muito especial, pois, antigamente as antigas lideranças dos subgrupos indígenas iam até o Salto para meditar e encontrar respostas para os problemas bem como também para fazer uma retrospectiva da vida do seu povo. Nessa meditação conseguiam visitar o mundo espiritual para encontrar as respostas e com este contexto o Salto ganhou o nome de Salto Utyahaliti (Lugar de sábios) e com o tempo ficou popularmente conhecida como Salto Utiariti. Com o foco no ecoturismo também visitamos a aldeia Salto da Mulher, que possui uma linda cachoeira cerca de 5 metros de altura.

 

Viva a experiência da vivência indígena

A vivência indígena é um roteiro para toda família e grupo de amigos que buscam aventura, contato com a natureza, conhecer lugares repletos de mistérios e incríveis.

 

 

 

LEIA MAIS...

Vivência Indígena na Aldeia Quatro Cachoeiras

Aldeia Utiariti e a sua história

Futebol de Cabeça (jikunahaty)

Salto Utiariti, mitos e origem

O mito da morte 

Jalapão de grandes serras e uns dos melhores por do sol

04 Motivos para Conhecer Nobres

Lagoa Azul, um paraíso no meio do cerrado

CNP AGENCIA DE TURISMO E EXPEDIÇÕES

AV. GENERAL MELLO, 2374
Cuiaba - MT
(65) 99947-1930