Vivência Indígena na Aldeia Quatro Cachoeiras

Experiência de Vivência Indígena na Aldeia Quatro Cachoeiras.

Um roteiro de vivência sempre nos traz grandes experiências, e este é capaz de explorar todos os nossos sentidos. Já falamos de outras vezes deste roteiro indígena que ocorre em 04 aldeias diferentes em até 04 dias, mas desta vez iremos falar especialmente de uma, a aldeia Quatro Cachoeiras.

É uma das aldeias mais próximas da cidade de Campo Novo do Parecis, início da floresta amazônica, embora que a vegetação ainda é o cerrado, mas os rios... todos pertencentes a bacia amazônica. Porém, ser uma das aldeias mais próximas da cidade, é umas das mais autenticas também!

Chegando na Aldeia já deparamos com as casas tradicionais, a famosa “oca”, o nome que nós o não índio deu a casa deles, mas na língua nativa é “haty”, que mais tarde seria o lugar que passaríamos a noite, e visualmente todas as casas formam um grande círculo e um pátio aberto onde realizam as atividades. E logo seguida deparamos o Cacique e a sua família chegando para nos receber.

Durante a vivência temos uma agradável conversa com Cacique, onde coloca pra fora a vida dele, os anseios e desejos. Sem contar que todo o tempo ficamos ouvindo eles conversarem uns com os outros na língua materna, e algumas vezes rolando até umas pequenas apresentações de canto e dança.

 Logo, seguida temos a oportunidade de participar de uma partida de futebol, mas não o nosso velho conhecido futebol, mas sim, uma partida de futebol de cabeça, na língua nativa “jikunahaty”, onde é utilizado apenas a cabeça, e o espirito do jogo lembra muito a nossa “pelada”.

Assim, que finaliza o jogo as crianças saem correndo para a trilha da cachoeira, para se refrescar nas águas do rio Sacre, onde fazemos de uma árvore o nosso maior brinquedo, subindo e pulando e alguns indígenas se demostrando como verdadeiros acrobatas, um rindo do outro e querendo fazer o a acrobacia mais bonita.

 

Na janta, o cacique nos convidou para estar na casa dele juntamente com a família dele, e chegando na casa estava acesso as lenhas no meio da casa, e uns peixes sendo assado no modo tradicional, e de repente nos sentimos parte daquela família.   

A vivência nessa aldeia nos proporciona uma experiência incrível, nos fez sentir a tranquilidade, tirando a preocupação do dia –a – dia e nos trazendo a simplicidade e a importância da amizade e do convívio com o próximo, nos lembrando que para ter estes momentos basta apenas cultivar as verdadeiras amizades.

 

 

LEIA MAIS!

 

Futebol de Cabeça 

Aldeia Utiariti e a sua história 

Salto Utiariti mitos e origem

Origem da morte dos Haliti Paresí

Vivência Indígena de 04 dias

 

 

 

 

CNP AGENCIA DE TURISMO E EXPEDIÇÕES

AV. GENERAL MELLO, 2374
Cuiaba - MT
(65) 99947-1930