04 Destinos para explorar trilhas em Mato Grosso

O Estado de Mato Grosso (MT) está bem no coração do Brasil e está cada vez mais se destacando nas atividades eco turísticas dentro das modalidades são as trilhas, para desbravar incríveis cenários, com rios cristalinos e cachoeiras de tirar o fôlego tanto pela sua potência ou a sua beleza. E neste iremos destacar 04 lugares que devemos explorar. E neste iremos destacar 04 lugares que devemos explorar sem medo de ser feliz, pois, a natureza não foi humilde!

4º lugar – Poxoréo

Com menos de 300 km da capital, Poxoréo é um destino pouco explorado e é uns dos mais incríveis, pois, tem trilhas para todos os gostos de 02 a 07km, trilhas para banhar em belas cachoeiras ou para ver um lindo pôr do sol no Morro da Mesa, no total temos mais de 04 opções de pequenas trilhas para fazer na região. (Conferir o artigo do Poxoréo: trilhas e cachoeiras)

Cachoeira do Porto (Poxoreo)

3º lugar – Jaciara

Localizado apenas 145km da capital, Cuiabá, é um destino que sempre foi conhecido por ser o destino mais radical do Estado, mas andou ganhando espaço em trilhas com a chegada da “Trilha do Cânion das Índias” com menos de 07km (ida e volta) podendo explorar mais de 05 cachoeiras dependendo da época do ano, no período chuvoso a trilha nos presenteia com mais cachoeiras que no tempo da seca. (Tempo da seca: maio a outubro; tempo das chuvas: novembro a abril).

Cachoeira Maria Bonita (Cânion das Índias)

Neste mesmo município temos o Vale do Chico, atrativo em áreas particulares onde a associação faz o gerenciamento do turismo, a trilha é bem pequena com cerca de 2km (ida e volta) a trilha contempla várias quedas d’águas e piscinas naturais e um encontro das águas com o córrego Fortaleza, no final da trilha tem um super delicioso almoço feito no fogão a lenha.

Vale do Chico (Jaciara)

2º lugar – Parque Nacional da Chapada dos Guimarães

Região conhecida pelos Mato-grossenses como a “queridinha” dos cuiabanos, onde todos os fins de semanas, a galera vai a região para se refrescar nos balneários e cachoeiras que estão na estrada parque, e o que são muito pouco explorados são as trilhas. Trilhas de todos os tamanhos (de 2 a 10km) e para todos os gostos de aventuras (com elevação quase a zero e com mais de 700 metros de elevação) em percursos de tirar o fôlego, pois, os paredões avermelhados estão por toda parte, e com direito a diversos sons e participações de aves da região. Umas das mais procuradas são:  Trilha do mel, trilha da Caverna Aroe Jari e Gruta da Lagoa Azul, trilha circuito das Cachoeiras, dos Namorados e cachoeirinha.

Lagoa Azul em Chapada dos Guimarães

1º lugar – Vila Bela Santíssima Trindade

A primeira capital do Estado de MT, localizado a um pouco mais de 500km da atual capital. As trilhas na região ficam dentro do Parque Estadual Ricardo Franco, ao todo são mais de cinco trilhas abertas à visitação, as trilhas são repletas de cachoeiras, sendo que uma delas é a 5ª maior do Brasil, a Cachoeira do Jatobá. As trilhas também são seguidas de rios com águas cristalinas e cânions que nos apresentam paisagens incríveis. Vale salientar que existe temporadas para fazer estas trilhas que são de dezembro no máximo maio quando acaba em geral as chuvas na região, e tudo vem a secar. As trilhas tem média de 5 a 10km de percurso.

Cascata dos Namorados

 

Trilha do Poiaia

 

Cascatinha

 

Leia Mais...

Poxoréo: Trilhas e Cachoeiras

Vila Bela Santíssima Trindade, inspiração de grandes aventuras

Cânion das Índias: de mistérios ao paraíso perdido.

 

 

CNP AGENCIA DE TURISMO E EXPEDIÇÕES

AV. GENERAL MELLO, 2374
Cuiaba - MT
(65) 99947-1930