09 motivos para explorar MT

Neste artigo vamos listar 09 grandes motivos do porque devemos explorar o Mato Grosso, que está localizado no coração do Brasil, com grandes diversidades culturais e naturais, pois o Estado possui 03 grandes biomas: o cerrado, o pantanal e a Amazônia. 

1º Motivo - Pantanal é o primeiro dos grandes motivos que tem para conhecer o Mato Grosso. O mesmo é a maior planície de área alagada mundo, rico na fauna e na flora. A maior atração deste destino é a observação de animais e aves.

 

Tuiuiú no Pantanal
Tuiuiú no Pantanal

2º Motivo – A imersão da vivencia indígena é uma das experiências mais incríveis acontece nas aldeias indígenas de Campo Novo do Parecis, possibilitando o turista a vivenciar um dia de índio. O roteiro são de 01 a 04 dias inteiros de atividades começando pela exótica Aldeia Wazare, onde assim que desce do carro os indígenas te recebem com cantos e danças de boas-vindas, alegres e simpáticos convidando a participarem da dança e do canto e nos ensinando um trecho da música, que no qual, demora dias para sair da mente “Dongorore Dore Dare  Dongore Dore Dare...” que segundo o Cacique Rony significa é uma invocação aos espíritos para que haja um explosão de felicidade.

 

Jantar tradicional na Aldeia
Jantar tradicional na Aldeia

3º Motivo - Chapada dos Guimarães está a 60km de Cuiabá, é considerada umas das principais cidades turísticas do Estado, com impressionantes paredões de arenito vermelho- alaranjado marcas registradas do Parque Nacional de Chapada, com muitas trilhas que desbrava muitos rios, cachoeiras e cavernas. Além da cidade ser bem charmosa com restaurantes e lojas locais.

 


Cachoeira

4º Motivo – Nobres é um município que está a 145km de Cuiabá, o seu distrito Bom Jardim é repleto de atrativos naturais que praticam o ecoturismo, com todo cuidado para que o turista não possa danificar o ambiente. E vamos listar aqui algumas atividades que pode serem feitas:

                                                                                                                               Aquário Encantado

5º Motivo - No meio do cerrado ao centro norte do Estado de MT, no meio das plantações há uma incrível, e hipnotizante lagoa azul com águas cristalinas, tons azulados. Localizado menos de 30 km de Primavera do Leste e cerca de 300 km de Cuiabá.

 

Lagoa Azul
Lagoa Azul

6º Motivo - O município de Jaciara é conhecido como a capital do turismo de aventura do Estado de Mato Grosso, o que poucos saibam é que o município vai muito além das atividades de rafting e rapel feitos nos paredões dos Cânions e das cachoeiras, partindo para o ecoturismo com trilhas desbravando as belezas naturais escondidas ainda nas matas ciliares e muito mitos envolvendo um passado misterioso da região. 

Cachoeira Maria Bonita em Jaciara
Cachoeira Maria Bonita em Jaciara

 

7º Motivo - O município de Poxoréo está localizado no meio do cerrado e participa de duas grandes bacias hidrográficas: Prata e Tocantins. Rico em rios e rico em cachoeiras! Onde cada atrativo é um complexo de cachoeiras de todos os tamanhos e formatos. O melhor de tudo as trilhas são bem curtas, caminhadas leves, deixando a parte pesada para fazer de carro, de preferência carro 4x4

 Cachoeira do PortoCachoeira do Porto

8º motivo - A Serra do Roncador possui mais de 700km que vai da divisa de MT com GO até o Estado do PA, a região é conhecida devido pelo fato por disputar com Vila Bela o cargo da inspiração da busca da cidade Perdida, procurada pelo Coronel Percy Fawcett. Mas, aqui vamos Alencar as numeras trilhas que a região apresenta, ao todo são mais de 10 trilhas diferentes, e exaltando que a região é o berço das águas da bacia de Tocantins.

Santuário das Araras
                                                                                                                  Santuário das Araras

9º Motivo - Um lugar que já foi inspiração para grandes desbravadores que deram origem a livros e grandes filmes como Indiana Jones, na busca da Cidade Perdida Z, dentro de outros nomes! O município de Vila Bela Santíssima Trindade foi a primeira capital do Estado de MT e é uns dos únicos do Estado que possui 03 biomas dentro do município, o cerrado, a Amazônia e o Pantanal. Onde a parte cultural é pouco explorado, mas a natureza é um verdadeiro paraíso!

Poço Azul
                                                                                                   Poço Azul               
Conheça os nossos roteiros:
Nobres e Pantanal
Ecoturismo: Lagoa Azul, Jaciara, Vila Bela, Poxoréo
Leia Mais...                       
Roteiros no Coração do Brasil
Serras Gerais: de Cachoeiras a Cânion Encantado      
Qual melhor experiência: Circuito das Cachoeiras ou Vivência indígena     
04 Motivos para conhecer Nobres

 

 

 

 

 

 

CNP AGENCIA DE TURISMO E EXPEDIÇÕES

AV. GENERAL MELLO, 2374
Cuiaba - MT
(65) 99947-1930