Roteiro: Monte Roraima

Com duração de 07 dias, a expedição do Monte Roraima promove uma imersão incrivel de energia, luz e superação! Junte-se a nós nesta experiência inesquecível!

1º dia

Começamos nossa aventura com um transfer que nos levou até a Venezuela para a entrada do Monte, depois uma caminhada de 13 km, para chegar ao 1º acampamento, a trilha é de dificuldade intermediária e duração longa, mas tranquila e com subidas leves. Como fomos o primeiro grupo a chegar, escolhemos o lugar do acampamento, bem de frente para o monte. Tomamos banho no rio com a água em temperatura agradável. Recomendo o uso de repelente de insetos, pois estaremos em contato direto com a natureza. No jantar foi servido macarrão bolonhesa, o prato já vem pronto e podemos repetir.

 


Início da trilha na comunidade indígena

 

Trilha de 12km do primeiro dia
                                              Trilha de 12km do primeiro dia

As barracas são para duas pessoas e são oferecidas pela própria agência, o espaço é ideal e coube tranquilamente as malas dentro. Para dormir utilizei apenas o saco de dormir, apropriado para a temperatura de -5 graus e um isolante fino, mas acredito que investir em isolantes melhores e mais confortáveis é uma boa dica para quem é sensível ao frio.

Foto da barraca no acampamento

2º dia

O grande desafio do segundo dia foi alcançar o “pé” do monte, para isso tivemos que caminhar 12 km, a trilha foi um pouco longa, o que foi cansativo, com várias subidas e descidas. O diferencial deste dia foram as travessias de dois rios, que para evitar molhar as roupas e sapatos, algumas pessoas do grupo decidiram atravessar com roupas de banhos e meias, pois as pedras estavam bem escorregadias, porém com o uso de meias pudemos andar com estabilidade. O almoço foi servido no meio do caminho e chegamos no local por volta das 15:00 horas, tomamos um banho no rio, a cerca de 50 metros do acampamento e a água estava bastante gelada, ótima para revigorar depois do longo percurso.

Mirante do segundo acampamento

,

 

3º dia

No terceiro dia acordamos cedo, ansiosos para fazer a trilha de aproximadamente 5 km, com nível intermediário a pesado até o topo do Monte Roraima. Pegamos subidas longas e trechos com alguns desafios, neste dia alguns integrantes e inclusive eu, decidimos pagar carregadores para levar as nossas mochilas, o que custou R$150,00 a diária e super valeu a pena! Pois, subimos sem dificuldades e chegamos ao topo ainda com energia e disposição. Pudemos tirar várias fotos e gravar vários vídeos. Para finalizar, caminhamos até o nosso acampamento: “hotel sucre” (como os indígenas o denominam). No topo, tem vários locais para acampamentos e são colocados nomes em cada um deles para facilitar na logística. Assim que chegamos ao acampamento a maior parte das barracas já estavam prontas, nos serviram chocolate e pipoca. Tomamos um banho gelado numa pequena “piscina”, que cabia apenas 2 pessoas por vez, fizemos uma roda de conversa enquanto esperávamos o jantar. Vale a pena ressaltar que o tempo mudou muito e a temperatura caiu consideravelmente.

Várias cachoeiras durante o percurso

Paisagem durante a subida
Paisagem durante a subida
Foto em cima do topo na chegada
Foto em cima do topo na chegada

4º dia

Acordamos às 5 horas (da manhã) super ansiosos para conhecer melhor o topo do Monte Roraima! Fizemos uma trilha de 3 km para chegar no Mirante da Janela ou “La Ventana". Pois, é um buraco entre as pedras que dá acesso a uma vista do precipício e junto a um miradouro. Neste dia ficamos aguardando o tempo abrir, pois a todo o momento o tempo abria e fechava. Voltamos para o acampamento com 3 km de percurso e tivemos o nosso café da manhã. Fomos para jacuzzi, para chegar até lá caminhamos cerca de 3 km, a jacuzzi consiste em várias piscinas naturais com águas geladas de coloração verde.

La Ventana
La Ventana
Banho na jacuzzi
Banho na Jacuzzi

Saindo da Jacuzzi caminhando por cerca de 2 km, chegamos no Vale dos Cristais, contendo muitos cristais de quartzo espelhados no chão. Ressalto que no topo do Monte Roraima tem vários lugares como este, sendo o Vale dos Cristais o principal. A maioria dos outros ficam na parte brasileira, que conheceríamos no dia seguinte.

Vale dos Cristais
Vale dos Cristais
Vista do Maverick
Vista do Maverick

Caminhando mais uns 2km encontramos a equipe da cozinha em frente do “Maverick”  (o ponto mais alto do Monte Roraima) isso pra ajudar na logística e não precisar a retornar ao acampamento. Então, almoçamos de frente do Maverick e em seguida pegamos uma trilha com um pouco de dificuldade para ter o acesso ao topo, chegando lá estava tudo fechado o tempo, mas com paciência o céu foi se limpando e vimos o tão alto que estávamos. Finalizamos o nosso dia voltando para o nosso acampamento.

Vista de cima do Maverick
Vista de cima do Maverick

5º dia:

O dia amanheceu chovendo e logo após o café da manhã saímos para o destino tríplice fronteira (Brasil, Venezuela e Guiana), após uma caminhada de 1 hora a chuva ficou mais forte, dificultando a trilha e nos deixando com mais frio, cansados e com roupas molhadas. Gastamos cerca de  4 horas para chegar na tríplice fronteira, de lá visitamos o Vale dos Cristais e logo depois o Fosso (um buraco no chão na média de 3 ou mais metros de profundidade), nele costuma-se nadar, o acesso até o fundo é por uma caminhada subterrânea de 100 metros, mas como o nosso dia estava muito chuvoso o Fosso estava cheio e com a água bem forte, não entramos lá e retornamos para o nosso acampamento, pois, já estávamos bem cansados e com muito frio.

Vista da tríplice fronteira
Vista da tríplice fronteira
Vista do Fosso
Vista do Fosso

6º dia

A grande missão deste dia foi chegar ao nosso primeiro acampamento, para a primeira noite! Saímos cedo do nosso acampamento pegando um caminho de volta de quase 20 km, sendo 5 km de descida bem íngreme, com muitas pedras grandes e pequenas no caminho, demandando um pouco mais atenção e cuidado. O tempo estava perfeito, comparado aos dias anteriores, muito sol, pouca chuva e curtos períodos nublados, perfeito para as fotos! Conseguimos fazer mais fotos do Monte neste dia do que nos dias anteriores, chegamos no acampamento por volta das 16 horas. À noite houve uma pequena confraternização com o todo grupo e a equipe de apoio.

Vista da descida
La Vista da descida

 

7º dia

Após a noite de confraternização com todos, acordamos bem cedo como de costume, tomamos o nosso último café da manhã e nos preparamos para executar os 12 km de volta até a comunidade local, saímos às 7 horas e 30 minutos e chegamos por volta das 11 horas. O percurso foi bem tranquilo, com muito sol e calor, eu até colocamos algumas peças de roupas amarradas na mochila para secar e acredite; secaram todas as roupas molhadas que estávamos carregando. Chegando na comunidade o nosso guia local Raul e sua equipe nos presenteou com colares artesanais feitos por eles mesmo, muito lindos!

Vista do Monte Roraima chegando na comunidade
                                 Vista do Monte Roraima chegando na comunidade
Veja mais fotos da Expedição Monte Roraima
Conheça outras dicas de trilhas:
Top 05 trilhas em Vila Bela Santíssima Trindade
10 trilhas imperdíveis na Serra do Roncador
Roteiros no Coração do Brasil
05 destinos TOP de Mato Grosso

 

 

CNP AGENCIA DE TURISMO E EXPEDIÇÕES

AV. GENERAL MELLO, 2374
Cuiaba - MT
(65) 99947-1930