11 Trilhas Imperdíveis da Serra do Roncador

Neste artigo iremos relacionar 11 trilhas para explorar na região da Serra do Roncador, com trilhas de nível de dificuldade fácil a moderado ou com apenas caminhadas pequenas. E cada trilha tem um dia de duração.

1 - Trilha do Cipó - parte baixa 

 

Trilha com 06 km de caminhada leve para moderada, mas com vários trechos dentro da água, sugerindo o uso de coturnos ou sapatos fechados durante a parte seca e o uso de sapatilhas para os trechos dentro d’água. Depois de muitas piscinas e cachoeiras temos a chegada no Cânion parte baixa com 100 metros de cânion.

 

2 - Trilha do Cipó - parte alta

Trilha com um pouco mais de 10 km de nível de dificuldade moderada, sendo os primeiros 3km com parte seca e com subidas de até 30 metros de elevação, depois a trilha começa a ser dentro d’água, nossa sugestão é o uso de sapatilhas para água. A trilha também possui várias piscinas naturais e quedas menores de água como a Cachoeira do Sossego  nos últimos tempos também foi incluido nesta trilha um lindo e magnifico atrativo o Cânion da Maravilha, mais o auge mesmo é o Cânion do Cipó, com quase de 200 metros de cânion e com até 8 metros de profundidade com a cor da água azul turquesa, principalmente quando a luz do sol entra dentro do Cânion.

Piscinas Naturais
                                                                                       Piscinas Naturais
Canion do Cipó
Cânion do Cipó
Entrada do Canion do Cipó
Entrada do Cânion do Cipó

3 - Trilha Santuário das Araras 

Trilha de dificuldade moderada com elevação de até 60 metros de altitude e quase 12 km de caminhada moderada. A trilha também possui piscinas naturais e com pequenas quedas d’água e agora com uma linda cachoeira, a Samambaia com quase 10 metros. O auge da trilha é no ponto final na chegada no Santuário das Araras, chegando bem cedo conseguimos observar várias araras vermelhas ainda no ninho e voando entre os grandes paredões. O poço azul possui 6 metros de profundidade.

Santuário das Araras

 

Cachoeira Samambaia

                                                                                                             Cachoeira Samabaia

4 - Trilha Cachoeira Sol Nascente e Cachoeira da Prainha

Ambas as trilhas são pequenas cerca de 2km da sede da fazenda, mas cada uma delas fica do lado oposto, mesmo assim fazemos elas com meio período, sempre no dia da chegada. O Sol Nascente fica dentro de uma gruta e com um poço de águas cristalinas deixando a paisagem muito exótica. Já a cachoeira da Prainha fica dentro da mata, com pouca entrada de sol e com águas cristalinas dependendo da hora com a cor meio azul ou verde, o poço desta cachoeira é bem raso chegando no meio da cintura.

Cachoeira Sol Nascente
                                                                                  Cachoeira Sol Nascente
Cachoeira da Prainha
                                                                             Cachoeira da Prainha

5- Trilha da Bateia - Parte baixa

Com quase 6 km (no total ida e volta) de caminhada leve chegamos em duas cachoeiras incríveis: a Cachoeira do Jatobá e a Cachoeira Furnas, ambas com quase 80 metros de altura. Jatobá possui um poço incrível para banho e com profundidade de quase 6 metros e a Furna possui um pequeno poço.

Cachoeira Jatobá
Cachoeira Jatobá
Cachoeira Furnas
Cachoeira Furnas

6 - Trilha da Bateia - Parte alta

Trilha com um pouco mais de 10km (ida e volta) e com mais de 8 pontos de paradas, entre eles: Cachoeira da Bailarina, Poço do Duende, Poço do Escorregador, Cachoeira do Caldeirão da Bruxa, Cachoeira do Violão, Cachoeira Esmeralda, Ponte de Pedra, Pedra Furada.

Poço dos Duende
Poço dos Duende
Cachoeira Caldeirão das Bruxas
Cachoeira Caldeirão das Bruxas

 

7 - Trilha Cachoeira Azul e Perdida

Localizado na Fazenda Recando da Serra, aos pés da Serra do Roncador,  a trilha é de 6 km de trilha de fácil acesso e conseguindo o acesso de duas cachoeiras, sendo elas: Cachoeira Perdida e a Cachoeira Azul.

Cachoeira Azul
Cachoeira Azul
Cachoeira Perdida
Cachoeira Perdida

8 - Trilha do Poço Azul

Com uma pequena caminhada de 500 metros temos acesso ao poço Azul localizado dentro da propriedade Recanto da Serra, para ter acesso a essa trilha é preciso de carro 4x4. Após o banho no Poço Azul temos uma flutuação azul e mais duas cachoeiras no final da trilha aquática.

Poço Azul
Poço Azul
Cachoeira
Cachoeira

9 - Trilha do Salto Paraguassu

Cachoeira localizada em propriedade privada no município de Beliza  (em Goiás) a 100km de Barra dos Garças, cachoeira sem trilhas, apenas com uma pequena caminhada e 50 metros. Podendo também visitar a parte de cima da cachoeira com uma trilha de 1km com subidas um pouco íngrime que dá acesso a várias quedas.

Salto Paraguassu
Salto Paraguassu
Salto Paraguassu
Salto Paraguassu

10 - Complexo da Miragem

Uma das trilhas mais novas que temos na região da Serra do Roncador, o seu acesso também é realizado pela Estancia Favo de Mel, uma trilha de quase 10km com vários trechos de subidas e descidas, fazendo com que a trilha seja uma das mais "pesadas" da região. Mas, acredite que vale muito mesmo ir neste paraíso, um lugar quase totalmente intocado pelas mãos dos homens, encontramos poucos rastro da nossa passada por lá, na verdade único rastro que encontramos é uma leve marcação na vegetação, que é por onde a gente se orienta para chegar no destino final, que são várias piscinas azuis de tirar fôlego.

Complexo da Miragem
                                                                                                               Complexo da Miragem
Complexo da Miragem
                                                                                                       Complexo da Miragem

 

11 - Cachoeira Pé da Serra

Localizada dentro da cidade de Barra do Garças, com uma pequena trilha (de 2km ida e volta) que dá acesso a Cachoeira Pé da Serra, recebe este nome devido a estar literalmente no pé da Serra Azul. A cachoeira tem um poço raso e com uma parte profunda.

Cachoeira Pé da Serra
Cachoeira Pé da Serra
Cachoeira Pé da Serra
Cachoeira Pé da Serra
Leia mais…

Roteiro de Monte Roraima

Roteiros no Coração do Brasil.       

05 Motivos para desbravar a Chapada dos Guimarães                 

04 destinos para explorar trilhas em Mato Grosso

09 Motivos para explorar Mato Grosso

CNP AGENCIA DE TURISMO E EXPEDIÇÕES

AV. GENERAL MELLO, 2374
Cuiaba - MT
(65) 99947-1930